
Sorocaba está passando por um verdadeiro boom em termos de acesso as compras.
Em pouco espaço de tempo três grandes shoppings foram inaugurados e pelo menos mais dois estão por vir.
É difícil pensar que há pouco menos de duas décadas a cidade era mais uma do interior caracterizada pelos costumes e acessos simples e que tudo um pouco mais diversificado e recém-lançado tinha que ser comprado na capital.
O acesso faz parte do desenvolvimento e é muito bem-vindo.
O que eu realmente não gosto é do efeito cascata do chamado desenvolvimento.
As pessoas se sentem na obrigação de serem e terem os que as outras tem. É fácil ver isso quando você vê filas enormes nas novas lojas dos novos shoppings. Sendo otimista, espero que seja por conta da novidade e da experimentação, mas temo que não.
As pessoas comem nos mesmos lugares, compram nas mesmas lojas, usam os mesmos acessórios e finalmente perdem a identidade. O que acontecerá com os restaurantes locais, as boutiques de bairro, as lojas tradicionais com a avalanche de fast foods e franquias que estão dominando nossa cidade??
Não sou falsa moralista de dizer que não entro nessa onda. Adoro o acesso à novidade, tecnologia e coisas de qualidade.
Acredito que o importante é você achar sua essência e ter senso crítico. Saber o que te agrada e o que cabe no seu bolso, independente do senso comum.
Se uma blusa faz o seu estilo, veste bem, compre-a independente da loja, da marca ou valor, desde que você possa pagar.
Não ser escravo da multidão e não anular seus gostos e seu estilo em função da ditadura da aceitação (sou igual a todos, então sou aceito) é essencial.
Meu desejo maior é que as pessoas não endoideçam nos novos shoppings e lembrem-se que o 13* salário é só em dezembro e acaba rápido e que as lojas não vão sair de lá.... Tarefa difícil!