Vivo me perguntando se o problema de
mau atendimento é mais comum em Sorocaba do que nos outros lugares, mas a cada
dia fico mais certa que não: é um problema nacional, talvez regional.... Outros países da América Latina também sofrem com isso.
O conceito de prioridade ao cliente, gentileza, agilidade, está um
pouco deturpado por aqui. Isso em todos os setores: desde um fast food no
shopping até um serviço contratado para a sua casa.
Se tem uma coisa que me tira o sono, a fome e a graça é ter que
implorar para ter o que paguei com a qualidade e prazo esperados. Não acho
justo ter que discutir, brigar, bater o pé para ter aquilo que é meu por direito.
Há algo de sobrenatural nisso?
Mas percebo que sou uma estranha no ninho. As pessoas estão acostumadas à essa realidade e o "deixa para lá" é senso comum entre
todos. Acontece que pessoas como eu são taxadas de briguentas e exigentes pelo
simples fato de "não deixarem para lá".
Mas quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece.....
Sou premiada sempre com cenas de mau atendimento. Só no último mês briguei com fast-food por demorar 45 minutos para entregar meu prato, reclamei para dona de loja de uma vendedora de sapatos que não me deu a mínima atenção e ainda me mostrava cara feia, esperneei para uma empresa de foto/filmagem pela `novela` na entrega dos produtos do meu casamento (este inclusive está virando caso judicial), reclamei de cia aérea por falta de sinalização/informação na fila de check-in, discuti para receber um cappuccino que havia pago há 20 minutos.
Se você vai para área de comércio, atendimento ao público e áreas afins, vá consciente Se não tem a vocação, procure uma área técnica, que não tenha contato com o público, mas não se iludindo achando que nunca vai ter que se relacionar com pessoas. Se quer ser empresário, tenha estrutura!!
Em muitos restaurantes você tem que pular, sapatear ou bater palmas para alguém te atender..... Ah, e a conta? Sempre vem errada e você tem que provar para o cidadão que não consumiu o que marcaram lá. (Isso aconteceu comigo também, nesse último mês. Era 1 lata de refrigerante, mas eu não deixei pra lá).
Enfim, um simples desabafo e um desejo enorme que em 2014 o Brasil melhore um pouquinho nesse quesito, frente ao grande evento mundial que se aproxima: a Copa. Se eu sendo brasileira já me incomodo muito, imagina os gringos que estão por vir.... Boa sorte para eles!